Na Espanha, uma cidade inteira foi adaptada para idosos e se torna inspiração para outros países

A cidade na Espanha foi toda adaptada para idosos. Faixas antiderrapantes, corrimões, entre outros. - Foto: Plataforma de Mayores Y Pensionistas

A cidade de Pescueza, na Espanha, resolveu cuidar de seus moradores idosos de uma forma muito especial: foi inteiramente adaptada. O município é pequeno, mas se tornou exemplo para o mundo em acessibilidade e bem-estar para os mais velhos.

Com apenas 168 habitantes, sendo mais de 60% com mais de 60 anos, Pescueza enfrentava um problema muito comum em cidades pequenas: a saída dos jovens e o envelhecimento da população. Em vez de aceitar o esvaziamento, a cidade apostou em um modelo inovador.

Ruas adaptadas, tecnologia a serviço da saúde e uma comunidade unida para garantir que nenhum idoso envelheça sozinho. Agora, Pescueza recebe milhares de gestores em busca de soluções para cidades do mundo todo.

Feita para quem mais precisa

A transformação do local começou com o prefeito José Vicente Granado, em parceria com a associação Amigos de Pescueza.

Juntos, eles implementaram mudanças essenciais para garantir a segurança e a mobilidade dos idosos.

Todas as ruas foram equipadas com corrimãos em áreas íngremes, faixas antiderrapantes e um serviço de transporte com carros elétricos.

Além disso, um centro de cuidados oferece suporte para aqueles que precisam de assistência, sem que precisem se mudar para uma casa de repouso.

Leia mais notícia boa

Tecnologia a serviço da segurança

Além das adaptações físicas, Pescueza investiu em tecnologia.

Um sistema de monitoramento remoto permite que os idosos solicitem ajuda apertando um botão no celular.

A inovação trouxe não apenas segurança, mas também a oportunidade para que ex-moradores que haviam se mudado para lares de idosos voltassem para suas casas.

Inspiração para o futuro

A iniciativa local mostrou aos gestores que é possível envelhecer com dignidade e autonomia.

O modelo já desperta o interesse de outras regiões da Espanha e até de outros países, que enxergam em Pescueza um exemplo de como adaptar cidades para uma realidade cada vez mais presente.

Veja como a iniciativa funciona:

O local se tornou exemplo para o mundo e desperta interesses. - Foto: Ana Palacios O local se tornou exemplo para o mundo e desperta interesses. – Foto: Ana Palacios

Adicionar aos favoritos o Link permanente.