Neta realiza sonho e leva avó ao CE após ela ter fugido da seca há 66 anos

Neta emociona avó ao realizar sonho: após 66 anos, dona Maria volta ao Ceará e relembra infância difícil, mas repleta de esperança. - Foto: reprodução/ TikTok @tassilaweichert

Foram 66 anos longe de casa e agora a dona Maria José está sorrindo à toda. E tudo é graças a neta dela, Tássila Weichert, que decidiu presentear a avó com uma viagem dos sonhos e com direito a muitos cliques. O registro, claro, viralizou.  

Aos 14 anos, dona Maria José teve que deixar a cidade com a família devido à fome e à seca, e foram rumo ao Pará. O trajeto, na época, foi uma jornada de dois dias feita toda por navio.

Ela, que saiu da cidade alojada no porão de uma embarcação, agora aos 80 anos, voltou em grande estilo: de avião! A neta Tássila Weichert não poderia estar mais satisfeita em ver tamanha alegria da vozinha. “Estou realizada. Quem tem vó tem tudo “, escreveu a jovem nas redes sociais. 

Voltou a ser criança 

Quando desembarcaram no aeroporto de Fortaleza, foi como se dona Maria José voltasse a ser uma menina. 

Ao caminhar pelas ruas, sentir o cheiro do mar e provar os sabores da infância, ela se reconectava com as raízes. 

A vovó lembrava na memória que era natural do Ceará e sentia orgulho disso, mas foi a primeira vez que teve uma maior consciência das belezas do estado. 

Infância difícil 

Quando era adolescente, Maria José morava em uma fazenda em Uruburetama, interior cearense.

A propriedade pertencia a um homem de muita influência na cidade. Acontece que ali, ela e a família viviam em condições análogas à escravidão.

O que deveria ser uma infância repleta de cores e sonhos transformou-se em lida, labuta e exaustão.

Leia mais notícia boa 

Nova vida 

A oportunidade de deixar tudo para trás surgiu por meio de uma política governamental que transportava pessoas de diferentes partes do país para a Amazônia. 

Em 1958, eles embarcaram e pararam em Castanhal, no Pará. 

Chegaram ao novo lar com um pouco de esperança e determinação para começar do zero e se adaptar à vida na região Norte. E assim seguiram! 

Paixão pelo Ceará 

A família construiu uma casa de barro e passou a viver da plantação.  

Mesmo estabelecendo a vida por lá, nunca foi segredo que a paixão de dona Maria José sempre foi o chão onde passou os primeiros anos de vida.

Por conta da condição financeira, passou mais de 6 décadas sem conseguir voltar. Mas agora que visitou a terra tão amada, o sonho é outro: ir até o município onde nasceu.

Tássila compartilhou um pouco da viagem nas redes sociais: 

Com informações do Diário do Nordeste

Adicionar aos favoritos o Link permanente.