Verão chegou; veja dicas para economizar energia e não ter surpresas na conta!

O verão chegou, mas com essas dicas para economizar energia, você não vai ter surpresa na conta. - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O verão chegou e com ele surgiram muitas necessidades de economizar energia para a conta não subir demais, não é? Afinal, os aparelhos de ar-condicionado e os ventiladores são muito acionados!

Com as altas temperaturas, o consumo de energia também dispara e isso impacta diretamente o orçamento das famílias brasileiras. Para quem deseja curtir o verão sem surpresas desagradáveis na fatura, algumas medidas simples fazem toda a diferença.

O chuveiro elétrico, por exemplo, é um dos maiores vilões da conta de luz. Por isso, optar por banhos mais curtos e com a temperatura na posição “verão”, podem ajudar a não pesar tanto na conta. Veja outras dicas abaixo!

Ar: o grande vilão

O clima quente leva a maioria das pessoas a atenuar o desconforto das altas temperaturas, principalmente com o ar-condicionado.

Mesmo os aparelhos mais novos disponíveis no mercado ainda apresentando um consumo de energia melhor do que aqueles mais antigos, o ar ainda é um grande vilão.

Nesse sentido, optar pelos modelos “inverters”, que trabalham para manter a temperatura do ambiente estável, é uma escolha mais econômica.

Outra dica fundamental para quem vai ligar o ar-condicionado durante o verão é pensar no ambiente como um todo. Não deixe portas e janelas abertas e, se possível, diminua a incidência solar no local que deseja resfriar.

Leia mais notícia boa

Outras dicas

As dicas acima não são as únicas. Veja outras maneiras de poupar energia e segurar o bolso durante o verão!

  • Banhos curtos: ao diminuir os banhos e utilizar o chuveiro na temperatura morna ou verão, pode ajudar a economizar aproximadamente 30% na conta de luz, segundo a Enel em entrevista para o Extra. Outra dica é tomar banho nas horas mais quentes do dia.
  • TVs e computadores: TVs e computadores também ajudam a aumentar o consumo. Evite deixar esses aparelhos ligados caso ninguém esteja utilizando. Na hora de dormir, lembre-se sempre da função timer, para o desligamento automático.
  • Lavando roupas: com as crianças de férias, a quantidade de roupas para lavar também aumenta, não é mesmo? Utilize a máquina de lavar apenas com a capacidade máxima. Vá juntando roupas ao longo da semana e, quando o cesto estiver cheio, lave tudo de uma vez.
  • Atenção à geladeira: atenção também com a geladeira, porque ela gasta muito! Verifique se a borracha de vedação da porta do eletrodoméstico está em bom estado e evite abrir a porta com muita frequência. Além disso, jamais utilize a parte traseira da geladeira para secar peças de roupas. Isso pode danificar o item e aumentar o consumo!
  • Troca de lâmpadas: você já trocou suas lâmpadas por LED? Não? Então faça isso agora! A troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LED pode reduzir em até 80% o consumo de energia. Além do LED ser mais eficiente, ele aquece bem menos o ambiente, ou seja, você vai precisar ligar menos o ventilador e o ar!

A troca das lâmpadas incandescentes por LED ajuda a reduzir o consumo. - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil A troca das lâmpadas incandescentes por LED ajuda a reduzir o consumo. – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.