Médico simpático dá receituário com adesivos coloridos para pacientes com baixa leitura; vídeo

Lurdiano Freitas é um médico simpático do interior de São Paulo, que pensa no bem-estar dos pacientes. Agora ele criou o receituário ilustrado e colorido para quem tem baixa visão, leitura e pouca escolaridade. - Foto: @lurdyear

Lembra do doutor Lurdiano Freitas, aquele médico simpático que vive criando alternativas para tratar melhor os pacientes? Agora ele criou adesivos coloridos e ilustrativos para pessoas com baixa visão, pouca leitura, ou que não sabem ler e escrever.

De Itapetininga, no interior de SP, ele percebeu que muitos dos seus pacientes não conseguiam compreender as prescrições e receitas médicas e ficavam sem tomar os remédios por isso. Aí, o médico resolveu “traduzir” as instruções.

Ele conta que excluiu a lua e o sol do receituário por um motivo simples: ”Não utilizamos sol e lua porque houve paciente que não tomou no dia que choveu”, contou.

Sem confusão

“Percebemos que os pacientes não estavam entendendo o tratamento. Saíam com nove receituários de remédios diferentes. Então, criamos um receituário que, com auxílio de adesivos coloridos, indicamos o remédio e o momento correto para tomar”, afirmou ele.

Nas redes sociais, doutor Lurdiano é chamado de o “menino do posto”. É o apelido que os idosos deram para ele, que esbanja simpatia e cuidado com os vovôs e vovós, como mostramos no ano passado aqui no SNB, quando ele ligava para pacientes que abandonaram o tratamento.

E o jeito que ele fala com as pessoas também é diferenciado: “Espia só: aqui o senhor almoçando. Mês delícia”, orienta o médico ao paciente, com baixa visão e pouca escolaridade. O doutor fala a linguagem simples e compreensível, nada de expressões científicas nem inacessíveis.

Leia mais notícia boa

Médico e professor

De acordo com o doutor Lurdiano, mais de 7 mil unidades básicas de saúde utilizam o receituário, criado pela equipe dele, e de forma gratuita.

“[Isso] fortalece a relação médico-paciente, a humanização e a adesão ao tratamento”, afirmou.

Apaixonado pela profissão, o doutor Lurdiano se formou antes em letras e administração, só depois fez medicina.

E sempre se manteve firme na determinação de fazer uma medicina humanizada.

E ele faz a diferença. Parabéns!

Lurdiano Freitas fez medicina depois de se formar em letras e administração, ele quer ser a diferença. Foto: @lurdyear Lurdiano Freitas fez medicina depois de se formar em letras e administração e quer ser a diferença na vida dos pacientes. Foto: @lurdyear

A simpatia conquista até quem tem medo de médico…

Adicionar aos favoritos o Link permanente.