Vacina do Butantan contra Chikungunya tem 98% de sucesso, um ano depois

A eficácia da vacina do Butantan contra Chikungunya deve embasar futuros pedidos para ampliação do imunizante para adultos na Anvisa. - Foto: Renato Rodrigues e Andre Ricoy

Vai ciência! O Instituto Butantan divulgou dados que mostram que a vacina contra chikungunya, desenvolvida em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva, teve 98% de eficácia após um ano de aplicação. Que vitória!

O estudo, que faz parte da fase 3 de ensaios clínicos, envolveu 750 adolescentes, entre 12 a 17 anos, de áreas endêmicas no Brasil. O resultado, divulgado esta semana, mostrou que o medicamento pode garantir uma proteção elevada, como ja previam dados observados em estudos internacionais.

Ao final de 12 meses de acompanhamento, 98,3% dos jovens ainda produziam anticorpos contra o vírus. Tanto o estudo brasileiro, como o norte-americano, atestam que a vacina é segura e bem tolerada entre adolescentes e adultos.

Proteção para os jovens

Os resultados em adolescentes foram bem promissores.

A análise é uma continuidade dos primeiros resultados publicados em 2024, que já mostravam uma produção de anticorpos em quase 100% dos participantes apenas 28 dias após a aplicação.

O ensaio clínico incluiu jovens de várias cidades brasileiras com alta circulação do vírus, como Salvador, Recife, Fortaleza, Manaus e São Paulo.

Leia mais notícia boa

Reconhecimento global

No cenário internacional, a vacina já é amplamente reconhecida por sua eficácia.

Um estudo nos Estados Unidos, com 4 mil adultos, mostrou que a imunidade chega a 98,9%, mantida por seis meses.

Foram esses dados que garantiram a aprovação pela FDA (EUA) e EMA (Europa).

Agora, com o sucesso dos testes em adolescentes, os responsáveis esperam ampliar a faixa etária da solicitação feita à Anvisa.

Sintomas Chikungunya

A chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e se tornou um problema crescente no país.

Em 2024, o Brasil registrou um aumento de 78,8% nos casos.

Entre os sintomas estão febre alta, dores musculares e articulares intensas, além de complicações crônicas.

E esta vacina do Butantan é uma grande promessa!

O fármaco é produzido em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva. - Foto: Renato Rodrigues e Andre Ricoy O fármaco é produzido em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva. – Foto: Renato Rodrigues e Andre Ricoy

Adicionar aos favoritos o Link permanente.