Nasa vai mandar mensagem ao espaço para se comunicar com extraterrestres

A placa de metal de tântalo será enviada ao espaço pela Nasa para tentar contato com extraterrestres. - Foto reproduçãoNasa

É isso mesmo! A Nasa vai enviar à lua de Júpiter, chamada de Europa, uma placa triangular com uma mensagem gravada para tentar se comunicar com extraterrestres.

Nela está escrito o poema “Em louvor ao mistério: um poema para Europa ” da norte-americana Ada Limón, junto com um microchip de silício com 2,6 milhões de nomes enviados pelo público.

Eles ainda gravaram na placa representações visuais de ondas sonoras da palavra “água” em 103 línguas. A mensagem vai decolar em outubro, e deve demorar quase seis anos para chegar até o destino final.

Símbolos repletos de significados

A placa é feita de metal tântalo e tem aproximadamente 18 por 28 centímetros.

“O conteúdo e o design da placa do Europa Clipper estão repletos de significado”, disse Lori Glaze, diretora da Divisão de Ciência Planetária.

À esquerda do poema, ainda está um retrato de um dos fundadores da ciência planetária, Ron Greeley, cujos primeiros esforços para desenvolver uma missão Europa há duas décadas.

Fórmula matemática para encontrar civilizações

Como a busca por condições habitáveis ​​é fundamental para a missão, a Equação de Drake também está gravada na placa.

O astrônomo Frank Drake desenvolveu a formulação matemática em 1961 para avaliar a possibilidade de encontrar civilizações avançadas fora da Terra.

“A placa combina o melhor que a humanidade tem a oferecer em todo o universo – ciência, tecnologia, educação, arte e matemática. A mensagem de conexão através da água, essencial para todas as formas de vida como a conhecemos, ilustra perfeitamente a ligação da Terra com este misterioso mundo oceânico que nos propomos a explorar”, afirmou a diretora.

Ler mais notícia boa 

Frequências para comunicação

Além disso, a arte no lado interno da placa incluirá uma referência às frequências de rádio consideradas plausíveis para a comunicação interestelar.

Estas frequências específicas correspondem às ondas de rádio emitidas no espaço pelos componentes da água e são conhecidas pelos astrônomos como “buraco de água”.

Na placa, eles são representados como linhas de emissão de rádio.

Será que existem outros lugares habitáveis?

Com a mensagem, vai uma sonda que pretende confirmar que existe um vasto oceano abaixo da superfície gelada de Europa.

A exploração ajudará os cientistas a compreender melhor o potencial astrobiológico de mundos habitáveis ​​para além do nosso planeta.

Para ver a placa e ouvir o áudio dos idiomas falados, acesse aqui.

Veja o vídeo que divulga o projeto: 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.