Vendedor que estudou sozinho passa em Medicina na USP e UFJF; soube no trabalho

Nicollas Furtado, de Minas Gerais, trabalhava como vendedor, estudou sozinho e conseguiu passar para medicina na USP e na UFJF. - Foto: G1

Morador de Juiz de Fora, em MG, Nicollas Furtado, de 20 anos, quase não acreditou ao saber. O jovem vendedor que estudou sozinho, soube, no trabalho, da aprovação para medicina na USP (Universidade de São Paulo) e na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora). Olha isso!

“Quando a lista dos aprovados saiu, estava trabalhando na loja. Pedi para a caixa procurar meu nome na internet durante o expediente, porque não acreditava que ele estaria lá. Mas quando ela leu a lista e me mostrou foi uma explosão de sensações dentro de mim”, disse.

Como são duas universidades conceituadas, Nicollas decidiu deixar o emprego para se dedicar integralmente ao curso. A batalha agora é para se manter apenas estudando.

Desafios para baixa renda

Nicollas ressaltou que como vem de família de baixa renda sente-se desafiado a buscar meios para se manter em São Paulo, estudando na USP.

“Como sou de baixa renda, as coisas ficam mais complicadas. Estou tentando levantar alguns recursos. A universidade oferece auxílios, mas eles demoram a sair, e os valores são baixos para o custo de vida em São Paulo, além de serem muito disputados”, disse em entrevista ao G1.

O jovem que, em 2021, foi aprovado em outro curso, preferiu seguir estudando para tentar medicina. “Desde pequeno, sempre quis ser médico, mas pensava que o curso exigiria uma estrutura financeira e familiar que eu não tinha.”

Muito estudo

Nicollas disse ter estudado sem parar. Ele aproveitava cada momento que tinha: estudou sozinho e com vídeos da internet.

“Trabalhava como vendedor das 9h45 às 19h, então o tempo para estudar era limitado, e o cansaço atrapalhava”, contou.

Ele saia de casa às 8h e voltava às 20h.

Como ele se sente agora? “Sensação de dever cumprido e luta vencida. A USP parecia algo impossível, mas agora é uma realidade.”

O vendedor Nicollas Furtado estudou sozinho e foi aprovado em medicina na USP e na UFJF, agora o próximo desafio é se manter em SP. Foto: G1 O vendedor Nicollas Furtado estudou sozinho e foi aprovado em medicina na USP e na UFJF, agora o próximo desafio é se manter em SP. Foto: G1

Adicionar aos favoritos o Link permanente.