Menina escoteira salva a vida do pai dias depois de aprender RCP; garota vira exemplo

Essa menina escoteira é Vada Carawan que salva sua vida com a técnica de RCP, que aprendeu no curso de primeiros-socorros, na Virgínia, nos EUA. – Foto: WDSU

Aos 11 anos, Vada Carawan deu uma lição de maturidade e proatividade. Com técnicas de RCP, a menina que é escoteira salva o pai. Ele teve um infarto e, ainda assim, a garota foi ágil o suficiente para ajuda-lo.

A pequena escoteira pediu orientações ao 911, o serviço de emergência, na Virgínia, nos EUA. Com a telefonista do outro lado da linha, a menina fez as manobras e tentava conversar com o pai, perguntando o que ele sentia.

Clinton Carawan, o pai respondia, com dificuldades, que estava com muita dor no peito. Minutos depois, Vada viu o pai desmaiar. Porém, em segundos, os paramédicos chegaram a tempo de leva-lo para o hospital e trata-lo. A ação rápida e precisa da garota foi elogiada por especialistas, que consideram fundamental para o pronto atendimento ao homem.

Exemplo positivo

Apesar de o fato ter ocorrido há cerca de um mês, Vada é chamada a prestar seu depoimento onde quer que vá. A menina escoteira é exemplo não só para crianças, como também para adultos.

O pai é só agradecimento. “Eu me emociono ao pensar nisso toda vez. É incrível. Eu simplesmente, eu não consigo acreditar, para ser honesto com você”, afirmou.

Para Vada, o importante é que as pessoas compreendam que não há idade para ajudar. “Você pode fazer qualquer coisa que você se propõe a fazer, não importa a idade que você tenha. Eu salvei uma vida! Então você pode fazer qualquer coisa que você se propõe a fazer.”

Leia mais notícia boa

Ajuda correta

O médico Deepak Talreja, chefe de cardiologia do Hospital Sentara Health, disse que as manobras de RCP feitas por Vada foram fundamentais para garantir o bem-estar do pai dela e, ganhar tempo até a chegada dos paramédicos.

“A boa notícia é que no tempo que levou para os serviços médicos de emergência chegarem, como ele estava recebendo RCP, isso manteve seu cérebro vivo a tempo de intervenções que salvaram sua vida chegarem”, afirmou o especialista.

A menina disse que só tinha um pensamento em mente. “O que vai acontecer depois disso? O que, o que vai ser da vida se eu perder meu pai?” disse Vada. Já o pai afirmou que suas lembranças são vagas. “Estava tudo meio nebuloso”, reagiu.

Tranquilidade e técnica

A história da escoteira que salva o pai de uma parada cardíaca ficou conhecida nos EUA. Questionada sobre como manteve a tranquilidade em um momento tão tenso, Vada disse que nem pensou em si, apenas no pai.

“Eu realmente não pensei sobre isso. Eu só pensei: preciso salvar a vida do meu pai. Esse é o foco principal agora. Compressões torácicas. Preciso fazer isso até o socorro médico chegar, depois eu posso desabar em lágrimas”, disse Vada.

Para o médico Deepak Talreja, tão fundamental quanto à técnica de RCP aplicada por Vada, foi o fato de ela ter pedido ajuda e orientações ao 911. “Ao envolver a equipe do 911. A equipe pode guiá-lo, por exemplo, a fazer a RCP, a obter as taxas de compressão corretas”, disse ao WDSU.

Vada Carawan é uma escoteira, da Virgínia, nos EUA, que salva a vida do pai ao aplicar a técnica de RCP que aprendeu no seu curso. Ele é eternamente grato a ela. Foto: KTVZ Vada Carawan é uma escoteira, da Virgínia, nos EUA, que salva a vida do pai ao aplicar a técnica de RCP que aprendeu no seu curso. Ele é eternamente grato a ela. Foto: KTVZ

Vada Carawan é uma escoteira, da Virgínia, nos EUA, que salva a vida do pai ao aplicar a técnica de RCP que aprendeu no seu curso. Ele é eternamente grato a ela. Foto: KTVZ

Adicionar aos favoritos o Link permanente.