Artista que venceu câncer 3 vezes transforma máscaras de radioterapia em obras de arte

Sabrina Lacerda, executiva e agora artista, venceu 3 vezes o câncer e ressignifica tudo isso com obras de arte que faz com máscaras de radioterapia em São Paulo. - Foto: divulgação

Esta brasileira, artista, que venceu três vezes o câncer, ressignifica as máscaras de radioterapia que tanto usou e as transforma em expressões visuais de luz, superação e renascimento.

A executiva Sabrina Lacerda, de São Paulo, redescobriu-se artista há poucos anos, enquanto enfrentava uma de suas batalhas contra o câncer. Agora, após vencer três diagnósticos e tratamentos com sucesso, ela abraça plenamente e sua identidade artística e apresenta a série “Luz que Transcende”, exposição em uma galeria da capital paulista.

A coleção tem como matéria-prima, máscaras de radioterapia, feitas com termoplástico, que Sabrina transformou em símbolo de esperança, luta e resiliência, com contornos de luz, sombra, cores e metal. O resultado, de rara beleza, transmite uma mensagem poderosa, convidando à reflexão sobre o ciclo de superação, autoconhecimento e renascimento

A luta contra três tipos de câncer

Hoje, Sabrina tem 56 anos. Em 2008, teve câncer de mama. O tratamento foi com químio, cirurgia, radioterapia e imunoterapia.

Seis anos depois, em 2014, foi surpreendida com o câncer de pulmão e mediastino, e cadeia cervical. E ela foi obrigada que fazer químio e imunoterapia novamente.

Em 2020, quando menos esperava, a doença voltou, desta vez, um câncer de cérebro. Mais radioterapia e imunoterapia. Sempre focada na cura, Sabrina resistiu.

Leia mais notícia boa

Cura e transformação

No caminho em direção à cura e transformação, Sabrina relata que também recorreu a ajudas imateriais, como meditação, estudos aprofundados e terapias integrativas, além de conexões espirituais.

“Sempre acreditei que poderia contribuir com meus médicos e tratamentos ao ‘conversar’ com minhas células, buscando energia na natureza, em mantras, meditação e até mesmo em alguns rituais, desde que tivessem o propósito de elevar meu estado de espírito”, disse. Até que surgiu a ideia de ressignificar os dias difíceis.

“Tudo deu tão certo que, de posse das máscaras que ganhei para realizar esse projeto artístico, fiz questão de submeter os materiais a processos de limpeza e elevação energética. Para isso, utilizei práticas próximas à natureza, envolvendo os quatro elementos, além de cristais, ervas e meditação – os mesmos recursos que me apoiaram na cura, equilíbrio e bem-estar. Meu objetivo era garantir que a ‘energia’ das máscaras fosse completamente transformada, tornando-se um registro de positividade e renovação.”

As obras de arte

As máscaras ganharam molduras de metal, banho de spray nas cores dourada, prateada e em bronze, e foram revestidas com verniz automotivo.

Atrás das estruturas metálicas, os diferenciais de cada peça ficam a cargo da iluminação.

“Cada luz que compõe as peças vem para iluminar de um jeito diferente, pois é assim que enxergo a luz nesse caminho de cura. Não tem um só jeito, mas no fundo, é a luz que nos ilumina o caminho de cura”, conclui.

A exposição

A mensagem deste trabalho artístico quer inspirar todos aqueles que desejam reflexão e renovação, reforçando a arte como um poderoso instrumento de cura e renascimento.

A primeira exposição com a série “Luz que Transcende” vai até o dia 28/2/2025 na Galeria de Exposição Panamericana, na Avenida Angélica, 1.900.

Para conhecer exposição, a arte e a história de Sabrina Lacerda, mesmo não estando em São Paulo, a dica é visitar o site www.sabrinalacerda.com.br

Veja outras fotos das obras da artista que venceu 3 vezes o câncer:

As obras de arte de Sabrina, feitas com máscaras de radioterapia, estão em exposição em São Paulo. - Foto: divulgação As obras de arte de Sabrina Lacerda, feitas com máscaras de radioterapia, estão em exposição em São Paulo. – Foto: divulgação A exposição Luz que Transcende, é símbolo de esperança, luta e resiliência. - Foto: divulgação A exposição Luz que Transcende, é símbolo de esperança, luta e resiliência. – Foto: divulgação

Com colaboração de Sandra de Angelis

Adicionar aos favoritos o Link permanente.