Faltando seis meses para o Enem, veja dicas de como criar um plano de estudos

O Enem é logo ali e essas dicas te ajudam a montar um plano de estudos para você arrasar na prova! Foto: Moyo Studio/Getty Images.

Faltam pouco menos de seis meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e essas dicas podem te ajudar a criar um plano de estudos, arrasar na prova e conseguir a vaga no ensino superior.

Com o Enem sendo a principal porta de entrada para universidades no Brasil, é preciso se dedicar bastante para a prova e deixar a concorrência para trás. Uma das dicas principais, é entender que a prova leva muito em conta a habilidade do concorrente em entender o que está sendo cobrado.

Questões conteudistas aparecem, mas elas não são a grande maioria, assim, exercitar a leitura é muito importante! Além disso, organizar uma rotina de estudos, dando ênfase em conteúdos que você tem maior dificuldade, ou que tem peso maior, podem te ajudar a garantir uma ótima nota. Veja todas as dicas abaixo!

“Competência leitora”

Diferente de outras provas que cobram a ferro e o fogo o conteúdo no edital, o Enem quer que os alunos exercitem a competência leitora.

O termo explica a capacidade do candidato em ler e entender o que está escrito em cada uma das questões, obrigando o estudante a relacionar o texto do enunciado com a resposta certa.

Assim, a principal dica para fazer um bom Enem, além de uma ótima capacidade de leitura, é a resiliência de encarar uma prova cansativa.

Você vai precisar ler muito, e toda a concentração e disciplina durante as 4 horas de exame, podem fazer muita diferença!

Montando um plano de estudo

Montar um plano de estudo não é fácil, principalmente se você começar a estudar agora.

Mas calma, porque tá tudo bem e dá pra seguir uma rotina sem problemas. Veja as dicas abaixo!

  • Decida o conteúdo: quantos dias você tem pela frente até o Enem? Essa pergunta é muito importante para saber como será seu planejamento. Se você tem ainda vários meses, então uma boa é criar um plano que considere vários conteúdos. Agora, se faltam dias, ou poucas horas para o Enem, o foco será a redação e conteúdos que têm peso para o curso escolhido.
  • Siga um calendário: organizar o tempo é o principal para identificar as prioridades e ir bem no Enem. Considere, além dos conteúdos para estudar, um momento também para relaxar e fazer uma atividade física. Nada de ficar noites inteiras estudando, porque isso pode te desanimar e fazer você ir mal na prova!
  • Tenha uma rotina: não passe longas horas estudando e nem mesmo tente fixar um conteúdo quando a cabeça já não mais funciona. O plano de estudo tem que ser variado, intercalando pequenas pausas e conteúdos variados.
  • Dê atenção à redação: pelo menos uma hora diária do seu tempo precisa ser destinado a produzir uma redação. A redação é vital e tem um dos maiores pesos do Enem, podendo aumentar sua nota consideravelmente. Busque modelos na internet, leia jornais, livros e assista televisão, o tema da redação pode estar onde você menos espera!
  • Tenha um cantinho de estudo: consiga um lugar para estudar, de preferência que seja silencioso e longe da família e amigos. Ter um ambiente que você possa ficar concentrado e livre de concentrações vai ajudar e muita na hoa de manter a cara nos livros.

Leia mais notícia boa

Edital Enem 2024

O edital do Enem 2024 ainda não foi divulgado, mas os candidatos acreditam que o documento deve sair em breve.

Isso porque no ano anterior, em 2023, o edital do Enem foi divulgado no dia 08 de maio.

Assim, tudo indica que, a partir da próxima semana, ele pode estar entre nós!

Assim que o edital sair, dar uma olhada no documento é imprescindível para aqueles que irão fazer a prova.

Ao ler o documento, você já larga na frente de vários candidatos!

O Só Notícia Boa te deseja bons estudos, vá em frente porque essa vaga já é sua!

Como a prova exige muito a 'competência leitora' sair decorando conteúdos não é uma boa ideia. Foto: Paulo Pinto (Agência Brasil).

Como a prova exige muito a ‘competência leitora’ sair decorando conteúdos não é uma boa ideia. Foto: Paulo Pinto (Agência Brasil).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.