5 dicas essenciais para praticar exercícios de manhã mais facilmente

dicas praticar exercícios manhã

Se você está procurando dicas de como praticar exercícios físicos pela manhã, veio no lugar certo. Com essas 5 orientações, vai ficar muito mais fácil acordar e ser saudável logo cedo.

O horário ideal do dia para se exercitar não é uma definição universal, mas alguns estudos sugerem que os benefícios da perda de peso são maiores pela manhã.

Nesse sentido, primeiro de tudo é preciso dormir cedo. Assim, você acorda bem mais disposto para começar o dia com uma caminhada, corrida ou natação, por exemplo. Além disso, procurar uma luz artificial logo depois de acordar, pode ajudar o corpo a despertar.

Melhor horário?

Cientistas buscam, incessantemente, um horário que pode ser associado como o melhor momento para praticar exercícios físicos. Mas até hoje, nada foi constatado.

Um estudo da National Institutes of Health, de Nova Iorque, comparou jovens com sobrepeso e obesidade que se exercitam pela manhã, com jovens que praticaram exercícios durante a noite.

Os resultados surpreenderam. Aqueles que fizeram atividades aeróbicas pela manhã perderam significativamente mais peso do que o outro grupo.

Mas lembre-se, isso não é uma resposta universal. A melhor hora para praticar exercícios físicos é a hora que você tem tempo. Não deixe de ser saudável!

Dicas para logo cedo

Se você quer começar o dia saudável, exercícios pela manhã podem fazer o dia render mais.

Mas nem todo mundo tem facilidade em acordar cedo, não é? Fique tranquilo, porque essas dicas podem te ajudar com isso!

Preparação é tudo: na noite anterior, prepare-se. Deixe a roupa que vai usar no treino já arrumada e tente não dormir tão tarde. Segundo Kimberly Fenn, neurocientista cognitiva, é preciso mudar todo o relógio biológico. “Se o seu objetivo era começar a treinar no sábado, talvez na terça, em vez de ir para a cama à meia-noite, vá para a cama às 11h45. Depois, na quarta-feira, às 11h30”.

Procure luz artificial: principalmente no inverno, quando você acorda antes do sol, uma luz artificial pode ajudar a despertar. A luz brilhante diz para o corpo que é hora de parar de produzir melatonina, hormônio associado à sonolência. “Ter acesso à luz forte pela manhã é a melhor maneira de ajudar a treinar seu ciclo circadiano”, contou Kimberly.

Xô distrações: acordou? Bota roupa, toma café e bora treinar! Evite distrações como dar uma olhadinha no email de trabalho, por exemplo. É bom lembrar que no planejamento, é preciso entrar em várias variáveis como, arrumar os filhos para a escola e tempo de deslocamento até o trabalho.

Coloque metas realistas: tenha um plano e um cronograma que faça sentido. Por exemplo, se você for correr no inverno logo cedo, pode ser que precise de roupas de frio. Além disso, não se apague a metas como distância e velocidade, por exemplo. A melhor maneira para começar a vida saudável logo de manhã, é pensar por tempo. 30 a 40 minutos por dia de exercícios bem cedo já fazem total diferença.

Torne isso um hábito: é preciso entender que, agora, você é uma nova pessoal. Logo, faça disso um hábito! Tente não pular os treinos pela manhã e não desanime. Mas caso aconteça de pular, tudo bem também, não se cobre tanto. Depois de um tempo, você vai simplesmente acordar e ir, vai se tornar algo super gostoso na rotina!

Leia mais notícia boa

Alongamento ajuda

Terminei de fazer o exercício, e agora?

Faça um alongamento!

O alongamento pela manhã é muito indicado para quem não tem muito tempo disponível.

Além de ajudar a relaxar o corpo, o alongamento também melhora a saúde mental, previne lesões e até mesmo ajuda no corpo.

Outro benefício é que o alongamento também pode retardar o envelhecimento. Ao movimentar e alongar o corpo, estamos contribuindo para a saúde dos nossos músculos.

Eita quanto benefício!

Dormir cedo é muito importante para acordar bem disposto e começar o dia sendo saudável. Foto: Hilary Swift.

Dormir cedo é muito importante para acordar bem disposto e começar o dia sendo saudável. Foto: Hilary Swift.

Com informações de The New York Times.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.